quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Redes Sociais Workshop - RSWGoiás




 No último dia 15/09 no Hotel Bristol em Goiânia, foi realizado o RSWGoiás. O evento reuniu em um único espaço os perfis mais influentes do Twitter em Goiás e as pessoas mais engajadas nas redes sociais, discutindo a importância dessas ferramentas e como utilizá-las de forma eficiente e estratégica.

Profissionais e estudantes de marketing, publicidade, comunicação, jornalismo, políticos, assessores e demais interessados em entender o Twitter como ferramenta de monitoramento, qualificação e marketing.

Quando chegamos um lanche delicioso nos aguardava, aproveitamos para conversar com os amigos da área e claro, fazer networking. Em seguida, fomos convidados a nos acomodar que logo as palestras teriam início.




A primeira palestra foi do professor Antonio Silva - @antoniosilvva - Jornalista, Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e Doutorando em Jornalismo pela UnB. Com uma abordagem ampla sobre a comunicação e sua evolução ele falou sobre as novas tecnologias, os novos consumidores e como as redes sociais vem possibilitando uma comunicação democrática e imediatista.

Para ele o Jornalismo está sofrendo mudanças com as redes sociais, já que agora todos são geradores de opiniões, compartilham tudo com um clique e estão sempre a frente.  Nasce o contra-agendamento. O agendamento era feito pelos jornais, combinando quais seriam as noticias a serem veiculadas. Com o contra-agendamento, as pessoas ditam nas redes sociais o que é noticia.

Ele reiterou sobre a dificuldade dos jornais impressos em noticiar o inédito, até ele ser impresso e sair no outro dia já sabemos de tudo o que está acontecendo, deixando-o menos atrativo.

Antonio falou também sobre a diferença do jornalismo no contexto atual e do jornalista. Deixando claro que as mídias não vão morrer, vão apenas se adaptar e se convergir para atingir esse novo público.

A segunda palestra foi do Prefeito de Goiânia: Paulo Garcia - @PauloGarciaPT  - Simpático, o prefeito iniciou sua palestra falando que não sabia o que estava fazendo ali, o por quê de o terem convidado para dar aquela palestra:  “Porque não acho nada demais o que eu faço, e nem sou um expert em Twitter”.  A primeira vista, imaginamos que seria uma palestra cansativa, com discursos demagogos, intermináveis e voltada para a propaganda pessoal. Mas não, fomos surpreendidos por um bate-papo descontraído, leve, intimista, apreciando um Paulo Garcia carismático e sincero na forma de conduzir seu discurso. “O mundo ficou mais transparente, mais ágil e melhor do que era”, afirmou o prefeito.




Ele falou sobre o quanto gosta do Twitter e que está sempre conectado. Entre um compromisso e outro, sempre encontra tempo para postar na rede social. A ideia de criar um perfil surgiu por influência de sua esposa antes mesmo de virar prefeito, e chegou a criar também um Facebook, mas por ter atingido o limite máximo de amigos ele abandonou um pouco e não tem a mesma interação como no Twitter. Como não pode adicionar mais pessoas, os usuários as vezes ficam irritados ou pedindo insistentemente para fazer parte do grupo de amigos, o que o tem deixado com preguiça de acessar a rede e responder a todos.

Afirmou como essa interação com os usuários e cidadãos goianos é importante para a avaliação do seu trabalho e para um feedback democrático e confiável. "São reclamações, sugestões... meus seguidores são os meus auxiliares."  Com uma média de 15 tweets por dia e uma participação ativa respondendo a todos, ainda há pessoas que duvidam que seja ele mesmo que está twittando. Para resolver o problema, em algumas situações ele já chegou até a pedir o telefone do internauta e ligar pra ele no exato momento a fim de acabar com a desconfiança e gerar descontração para ambos.


Tivemos também a palestra do organizador do evento Junio José - @juniojose -  empresário e profissional web, o qual deu excelentes dicas sobre como utilizar o Twitter e ter um perfil eficiente.

Como utilizar a ferramenta a meu favor? Seja qual for seu interesse o twitter te proporciona um espaço livre para expor sua opinião democraticamente, não existem nivelamentos, você tem ao seu alcance o mesmo que o presidente dos EUA.

Apontou também estatísticas sobre o uso das redes sociais, como o dia em que as pessoas mais twittam: terça-feira das 17 as 23 horas. Portanto se sua intenção maior é ser ouvido e não interagir, invista nos outros dias em que as pessoas estão mais lendo do que escrevendo.  Hoje o Facebook tem 30,9 milhões de usuários, o Orkut 29 milhões e o Twitter 14,2 milhões.
 
Prefira comentar a retwittar. E se estiver em dúvida sobre seguir ou não, avalie o seu propósito. Foi discutido que 64% continuam seguindo quando são seguidos de volta. No seu perfil coloque seus interesses, siga pessoas que são da sua área para fazer contatos.  Não utilize a ferramenta somente para falar, mas saiba também ouvir, interagir, o Twitter não é o seu divã, por mais que pra algumas pessoas pareça.



Por fim, gostaríamos de agradecer o convite e parabenizar aos organizadores pela inciativa e por este evento tão produtivo e importante.

Acreditamos que foi de grande valia a participação e o aprendizado adquirido nas 3 horas de palestras.

Que mais eventos como esse sejam feitos em Goiânia e mais pessoas interessadas possam participar e agregar conhecimento e experiâncias para o nosso marketing digital.








Por: Aline Mendes

Um comentário:

  1. Long past are the days of white athletic shoes accented by black for males and pink for women. Creative Rec defies convention with outlandish color combinations that turn heads everywhere that they're sported. Shoes with brown, blue, red and orange for example, may seem like a clown-shoe combination but on the Creative Rec casual running tissot watches shoe, every color about the palette turns intotissot womens a work of proper art. It isn't unusual to instantly adore these shoes also it tissot T-One seems the greater splashes of color that the designers experience their styles, the more intriguing and expressive these footwear become.

    ResponderExcluir